Escola no Museu

Este ano, a nossa primeira actividade do projecto “Escola no Museu” foi a visita ao centro histórico de São Brás de Alportel que publicamos no blogue em outubro.
Na sexta-feira passada fomos ao Museu do Traje.
Fomos montar o Presépio, colocando as figuras do mesmo.

natal15   natal17

natal14
Já estava lá o Presépio tradicional do Algarve, com escadinhas e a figura de Jesus no cimo. Tem searinhas e laranjas.

natal18   NATAL19

NATAL20
Nós também semeamos searinhas na sala de aula, mas ainda estão pequeninas. Quando estiverem crescidas serão levadas para o presépio do Museu.

natal6   natal2

natal5   natal3

natal30
Também fizemos estrelas com folhas de revista com a ajuda da D. Ana. Depois as nossas estrelas foram penduradas pelo Sr. Vinha por cima dos Presépios.

natal12   natal11

natal10   NATAL26

NATAL24   NATAL25
A professora Graça Passos esteve conosco no museu e mostrou-nos uma lagarta que estava numas folhas de arruda. Essa lagarta transforma-se numa borboleta preta e amarela que se chama “cauda de andorinha”.

NATAL28   NATAL29
Todos podem ir ver o Presépio ao Museu durante a época natalícia até ao Dia de Reis.

A visita ao Museu do Traje

Hoje fomos fazer mais uma visita ao museu. Esta visita foi sobre os meios de transporte que é o tema que estamos a trabalhar no Estudo do Meio.

Primeiro, vimos as carroças. Havia vários tipos:

–  uma carroça, chamada “churrião” que levava várias pessoas e até dava para as pessoas dormirem; era puxada por dois animais;

museu1

– uma carroça de passeio chamada “aranha” que levava apenas 2 ou 3 pessoas e era puxada por um animal;

– a carroça do azeiteiro, o homem que vendia o azeite, sabão e outras coisas; tinha vários garrafões que eram de vidro e tinham uma proteção de palma;

museu4

– a carroça do aguadeiro que levava os cântaros de água;

– outra carroça que levava cortiça;

– e as charretes que eram as carroças que as pessoas mais ricas usavam para passear. Tinham bancos forrados em veludo.

museu18

Depois vimos um triciclo e um carrinho de pedais que eram brinquedos das crianças de antigamente.

museu6

museu7

Em seguida, fomos ver fotografias de meios de transporte antigos, muitos deles de São Brás de Alportel: carroças, um autocarro, bicicleta, carros, a carroça do lixo, a carroça dos bombeiros.

museu8

Vimos também imagens do primeiro avião que aterrou no aeroporto de Faro, de barcos à vela e de um comboio; o comboio era muito grande era movido a carvão.

museu9

Por fim houve uma surpresa. Fomos buscar uma charrete pequena para 4 pessoas e estivemos a andar; também tivemos de fazer de cavalos para puxar a charrete.

museu10    museu11

museu12    museu13

museu14    museu15

museu16

Adoramos esta visita!!

Os Golfinhos

O PRESÉPIO DO MUSEU DO TRAJO

Nós fomos ao Museu do Trajo.

Primeiro, fizemos na sala de aula almofadinhas decorativas para pendurar no Museu. Eu e a Mariana fizemos uma almofada com animais.

Havia dois presépios: o primeiro era o tradicional do Algarve e o outro era o Presépio tradicional que costumamos ver.

O Presépio tradicional do Algarve é em escadas e no cimo está o Menino Jesus já crescido. Também tem laranjas e searinhas.

O outro Presépio tinha o Menino Jesus, Maria, e José. Nós colocámos nesse presépio as ovelhas, os carneiros e os pastores.

Bernardo

presepio3

presepio26

presepio19

presepio13

Eu, a professora e os meus colegas fomos ao Museu do Trajo.

Levamos as almofadinhas decorativas que fizemos,  ovelhas e pastores para colocar no Presépio do Museu. Tirámos fotografias e a D. Filomena filmou-nos a cantar uma canção de Natal e a decorar o Presépio com as figuras que levamos.

Sara Pires

presepio4

presepio17

presepio20

presepio6

A minha turma foi ao Museu do Trajo.

Nós levamos almofadinhas decorativas que fizemos na escola com laços, bolas e jornais.

Vimos um Presépio com José, Maria, o Menino Jesus, o burro e a vaca. Para completar o Presépio, a minha turma pôs ovelhas, carneiros e pastores.

Eu gostei  de colocar um carneiro no Presépio e vi tudo muito bonito.

Rafael

presepio21

presepio2

presepio15

presepio14

Eu e os meus colegas fomos ao Museu do Trajo com a nossa professora.

Fomos levar as almofadinhas decorativas que fizemos na sala para enfeitar o museu.

Também colocámos bonecos de Natal no Presépio que ficou muito bonito.

Por fim, cantamos uma canção de Natal que aprendemos com a professora Inês.

Íris

presepio7

presepio16

presepio23

presepio25

presepio18

Presepio0

Maio

Fomos ao museu e fizemos o jogo dos sentidos.

museu maio 1

Havia várias coisas para cheirar, provar,  apalpar e ouvir e tinha de se identificar.

museu maio 13

Um menino ou menina, de cada vez com os olhos tapados, tentava identificar uma coisa.

museu maio 2  museu maio 10

museu maio 14  museu maio 6

Quem ouvia tinha, primeiro, de dizer se som era grave ou agudo e depois identificar o instrumento ou objeto que fazia som;  quem provava primeiro tinha de dizer de se sabor era amargo, doce, salgado ou azedo e depois tentava identificar o que estava a provar; quem cheirava, primeiro, tinha de dizer se era um cheiro agradável ou desagradável e depois identificava o  que estava a cheirar; quem apalpasse, primeiro, tinha de dizer se era rugoso, macio, liso, fofo, frio ou quente e depois identificava o que estava a apalpar.

museu maio 9  museu maio 8

museu maio 5  museu maio 12

Gostamos de fazer esta actividade e aprendemos que normalmente usamos a visão para identificar as coisas, mas também podemos usar os outros sentidos, mas, às vezes, um pouco mais difícil quando são coisas que não conhecemos bem.

Também conhecemos instrumentos novos e aprendemos os seus nomes.

museu maio 3

Gostámos muito de realizar esta actividade.

Maio

Fizermos um ateliê de apicultura e aprendemos muitas coisas.

Fevereiro

No dia 5 de fevereiro fomos ao museu do Trajo. Neste dia fizemos máscaras de Carnaval.

A D. Ana já tinha recortado e pintado as máscaras e nós fizemos a decoração.

Os meninos fizeram máscaras de leão: colaram o focinho, os bigodes e a testa. Depois recortaram e colaram tiras de papel de panfletos para fazer a juba.

museu fev2    museu fev4

As meninas fizeram máscaras de borboleta: contornaram as máscaras e enfeitaram-na com marcadores. A seguir  colaram missangas e uma flor.

museu fev1           museu fev3

Depois a D. Ana e a nossa professora colocaram o elástico.

No final tirámos uma fotografia com a D. Ana.

museu fev6

As nossas máscaras ficaram muito bonitas, não acham?

museu fev5

Depois viemos para as escola com as máscaras.

museu fev7

Outubro

Temos um projeto que se chama “Escola no Museu” e todos os meses vamos ao museu do Trajo de São Brás de Alportel fazer atividades.

Na nossa primeira visita vimos a exposição principal e gostámos de saber como as pessoas se vestiam antigamente.

museu 1

Vimos roupas de dormir. Os homens vestiam umas calças e uma blusa e as senhoras uma camisa comprida. Naquele tempo dormiam com touca porque as casas eram muito frias.

As senhoras usavam vestidos ou saias compridas e redondas e punham as mãos num “regalo” para ficarem quentinhas.

Ficámos a saber que as senhoras usavam umas saias de arame por baixo da roupa para os vestidos ficarem mais redondinhos.

museu 2

Os senhores usavam calças, camisas e casacos; também punham lenços ao pescoço e usavam uns “chapéus de mágicos”: eram as cartolas.

Antigamente não havia televisão. Então, à noite, as pessoas conversavam, ouviam música, tocavam e ouviam piano.

Também vimos as roupas das pessoas que iam para o campo.

Os homens lavavam uma vasilha de cortiça com tampa para a comida ficar quentinha

As casas antigamente não tinham casa de banho e para tomar banho iam buscar água às bicas e às fontes e tomavam banho num alguidar grande. Também não havia eletricidade e usava-se velas.

Vimos também a cozinha, onde estavam alguidares de barro. As pessoas cozinhavam com um fogão de lenha.

As pessoas viajavam de carroça e de burro. Mas quando faziam viagens mais longas iam de comboio e demoravam muitos dias, e por isso levavam malas muito grandes.

Ficámos também a saber que o  dono da casa que é hoje o museu chamava-se Miguel e ganhou muito dinheiro a vender cortiça.

O que nós pensamos sobre os museus:

“Ajudam-nos a saber como eram as coisas antigamente”

“Servem para nós aprendermos muitas coisas”

Novembro

No mês de novembro elaborámos o Presépio do museu na escola. A nossa turma fez o Menino Jesus, outra turma fez a Maria e outra fez o José.

Dezembro

No mês de dezembro, fomos ao Museu do Trajo ver o Presépio que fizemos com as outras duas turmas da nossa escola.

O presépio está muito bonito. A D. Ana do museu fez umas estrelas que estão por cima do Presépio e ficam mesmo a combinar porque são feitas de papel de revista.

museu presépio

A seguir fomos ver uma sala com uma exposição de Presépios de todo o mundo. Havia vários presépios de Portugal de diferentes regiões e de outros países como a Rússia, a Itália, Madagáscar, Moçambique, Nigéria, Ruanda, Angola, Bélgica, Espanha, Peru, Alemanha,…

museu presepios2

Os presépios eram feitos com diferentes materiais: madeira, barro, cera, vidro, cortiça, porcelana, carepa de milho…

Havia uns presépios com só com as figuras principais e outros com mais figuras.

Gostámos muito desta visita.

museus presépios1

Janeiro

Ontem fomos ao museu ver as casas agrícolas e o espaço exterior.

museujan1

No espaço que é hoje o jardim, antigamente era a horta e o pomar. Semeavam-se as plantas que davam alimentos para as pessoas daquela casa.

Neste espaço, também há uma nora com água  de onde as pessoas daquela casa tiravam água e um moinho de vento que servia para encher um grande depósito com água para as pessoas usarem durante o verão.

Depois fomos ver as casas agrícolas.  Antigamente, neste lugar havia um lagar de azeite, um espaço onde se guardava os cereais e os produtos do pomar. Agora existe uma sala de cortiça.

museujan2

Também vimos um estábulo, onde ficavam os animais. Há a manjedoura, onde os animais comiam. Também estavam lá arados, para lavrar a terra, pois antigamente não havia tratores e chocalhos de vários tamanhos.

museujan3

Depois vimos muitas carroças de vários tipos: as charetes que serviam para as pessoas passearem, outras que levavam mercadorias e ainda a carroça do aguadeiro que tinha cântaros e a do azeiteiro que tinha garrafões e enfusas.

museujan4

Gostámos desta visita, pois aprendemos muitas coisas sobre como se vivia antigamente.

4 thoughts on “Escola no Museu

1. Eu gostei muito desta visita. Gostei muito de jogar o jogo dos sentidos e gostei muito da amêndoa que a professora me deu para provar. Beijinhos para todos da Joana.