As figuras históricas de São Brás de Alportel

   Estamos a estudar o passado local. Então realizamos trabalhos de pesquisa sobre as personalidades históricas de São Brás de Alportel.
Cada um de nós escolheu uma personalidade histórica, pesquisou individualmente sobre essa figura e fez um trabalho com texto e imagens. Depois apresentou o seu trabalho à turma.
Ficamos a saber quem foram essas pessoas e porque são importantes para São Brás. Algumas não foram apenas importantes para São Brás de Alportel, mas para Portugal.
Por terem feito coisas notáveis têm o seu nome em ruas ou em edifícios e têm estátuas ou bustos.

figuras1     figuras2

   A Carolina mostrou um trabalho sobre João Rosa Beatriz e o Rodrigo Martins sobre António Salustiano de  Brito que bibliotecário e criou o Arquivo Distrital de Faro, o lugar onde estão documentos importantes do distrito de Faro

figuras3   figuras4

  O Rodrigo Cavaco  fez sobre Evaristo Gago, um médico que ficou mais conhecido em Grândola porque viveu e trabalhou lá muito tempo e a Mariana Carvalho sobre Alexandrina Negrão que foi professora e tem um largo com o seu nome onde vivia.

figuras5   figuras6

   O trabalho do Bernardo era sobre Bernardo de Passos, um poeta, e o da Joana sobre Vírgínia Passos, irmã de Bernardo que foi pintora.

figuras7    figuras8

   A  Violeta pesquisou sobre Victorino Pinto, um médico e a Luana sobre Lucília Sancho, uma neta de Miguel Dias de Andrade que doou a sua casa, onde é hoje o Museu do Traje, à Santa Casa da Misericórdia.

   figuras9   figuras10

    O trabalho da Inês foi sobre Bernardo Passos Sénior, pai de Bernardo, Vírginia, Rosalina e Boaventura  Passos, que foram pessoas importantes da história de S. Brás.

   A Beatriz falou de José Belchior Viegas, o senhor que construiu um colégio, onde é agora a escola sede do nosso agrupamento de escolas que tem também o seu nome.

figuras11    figuras14

   O trabalho da Clara era sobre José Dias Sancho outro escritor e poeta importante e o da Mariana Carmo sobre Carlos Porfírio que foi pintor. Nasceu em Faro, mas viveu vários anos em S. Brás.

figuras13   figuras15

   A Sara pesquisou sobre José de Sousa Uva, que foi professor e diretor de uma escola em Faro, e a Érica sobre Mariana Vilar que foi uma atriz conhecida.

figuras12   figuras16

  O trabalho do Rafael era sobre Manuel Pires Rico, fundador dos Bombeiros de São Brás e o do Rodrigo Silva sobre João da Silva Nobre que foi um médico muito generoso e solidário que tratava as pessoas pobres sem lhes levar dinheiro.

figuras19   figuras18

O Rodrigo Brito pesquisou sobre Miguel Dias de Andrade, a pessoa que construiu a casa onde agora é o museu e a Matilde fez um trablho sobre Rosalina Passos, uma escultora.

figuras17    figuras20

   O Gabriel fez o trabalho sobre Gago Coutinho que foi oficial da marinha e aviador e que fez a primeira travessia aérea sobre o Atlântico. A Susana escreveu sobre Manuel do Estanco Louro que foi bibliotecário e investigador.

 

Anúncios

2 thoughts on “As figuras históricas de São Brás de Alportel

  1. Vírginia Passos e os outros se fossem vivos deviam ficar bem contentes!Adoro a história de SÃO BRÁS!
    Beijocas para todos!💋
    E dez mil beijcas 💖 para a professora Fernanda Maria Manuela Gonsalves Sancho!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s