Ateliê de apicultura

Hoje fomos fazer um ateliê de apicultura.

Vimos uma colmeia por dentro. Tem quadros com cera onde as abelhas colocam o mel.

apicultura 2   apicultura3

apicultura 4

A parte de baixo da colmeia chama-se ninho e é onde a abelha mestra põe os ovos de onde vão nascer as abelhas bebés.

A parte de cima é como se fosse a despensa e é onde elas colocam o mel.

apicultura 5          apicultura 6

apicultura 7

O apicultor é a pessoa que cuida das abelhas.

As abelhas não gostam do cheiro da planta da aroeira. Então, algumas pessoas quando vão passear onde há abelhas, podem pegar nessa planta e passar pela roupa para ficar com esse cheiro e afastar as abelhas. Nós também passamos ramos de aroeira na nossa roupa.

Borrifar as abelhas com água ou usar o fumigador (que deita fumo) também acalma as abelhas.

apicultura 0

Depois protegemo-nos para ir ver as colmeias de perto. Gostámos de ir com os fatos ver as abelhas na colmeia.

apicultura 9     apicultura 8

apicultura 11     apicultura 10

apicultura 13    apicultura 12

apicultura 15    apicultura 14

apicultura 16    apicultura 17

A seguir, provámos o mel e gostámos muito.

apicultura 19    apicultura 18

Vimos também um filme sobre a vida das abelhas.

A abelha mestra ou rainha é maior do que as outras. Ficámos a saber ela coloca os ovos dentro dos favos.

Só  pode haver uma abelha rainha em cada colmeia. Quando há duas, elas lutam e a que vence fica ser a rainha. Se empatam na luta, uma delas sai da colmeia com outras abelhas e vão à procura de outro sítio para fazer a colmeia.

Também aprendemos que as abelhas fazem cera.

As abelhas têm tarefas diferentes na colmeia: as obreiras ou operárias vão à procura do néctar para fazer o mel; outras  abelhas  que ficam próximas da colmeia para a defender; e  outras batem as asas dentro da colmeia para fazer circular o ar e refrescá-la no verão.

Como só há uma abelha mestra em cada colmeia, o apicultor põe uma marca nela para a identificar melhor.

Advertisements

6 thoughts on “Ateliê de apicultura

  1. muito giro ! também já aprendi alguma coisa , nao sabia que com a planta de aroeira também se se afastava as abelhas .Paula Mira

  2. Tal como a Paula, também não sabia que a planta de aroeira afastava as abelhas. Tenho de procurar essa planta! Muito boa esta visita. Parabéns Fernanda

  3. Eu gostei muito desta aventura!!! Obrigado por nos mostrar o filme das Abelhas!
    E conhecer como se faz o mel, também vimos as abelhas a sair das suas “casas” algumas vezes.. Quando nos afastávamos elas voltavam mas quando nos aproximávamos elas saiam novamente.
    Rafael e pai

  4. Bom dia!
    Gostei imenso de ver como se faz o mel.
    Adorei ver os meninos com os fatos, é muito saudável eles terem esse contacto com a natureza.
    Bjs, bom trabalho!

  5. Olá como e que estão
    Eu gostei muito de ir a Kidzania com os meus melhores amigos do mundo.
    Mas do que eu queria dizer é que vou par a outra escola.
    Eu gostaria de passar o quarto ano convosco, só minha mãe acha que eu ir para outra professora eu aprendo melhor.
    Com os melhores cumprimentos Ryan